You are currently viewing Erros de Refração

Erros de Refração

O que são Erros de Refração?

A refração é um fenômeno que acontece quando o feixe de luz proveniente de um ambiente externo atravessa o globo ocular formando a visão na retina. Quando os feixes de luz são desviados e não chegam focados na retina com falta de nitidez da visão, chamamos de erros de refração.

Os erros de refração são condições adversas à visão tais como as patologias: Miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, que direcionam a luz para focá-la na retina. Os erros de refração podem ocorrer sutilmente e por isso não interferem com gravidade na saúde ocular. Quando ocorrem em níveis mais altos, podem apresentar sintomas graves deixando o paciente desconfortável.

Os sintomas dos erros de refração são: a diminuição da visão, desconforto nos olhos e, até mesmo, dores de cabeça. O tratamento para erros de refração em geral são feitos com óculos de grau ou lentes de contato, de acordo com o diagnóstico feito pelo oftalmologista.

Miopia

É a condição em que os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Em geral, o grau de miopia aumenta durante o período de crescimento. As formas de correção da miopia são: óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Hipermetropia

Ocorre quando o olho é menor do que o normal. Isso cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos colocados próximos ao olho. A maioria das crianças são hipermétropes de grau moderado, condição esta que diminui com a idade. A hipermetropia pode ser corrigida através do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

Astigmatismo

É causado por diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formando a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção da mesma. O uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia podem corrigir o astigmatismo.

Presbiopia

Conhecida como “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe. O uso de óculos ou lentes de contato são formas de correção da presbiopia.

Fonte: Site CBO.

Deixe um comentário