DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade

O que é a DMRI?

A DMRI É uma doença que ocorre geralmente depois dos 60 anos de idade e afeta a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. Acarreta baixa visão central (mancha central) dificultando principalmente a leitura.

Qual a sua Causa?

Diversos fatores podem estar associados ou serem creditados como favorecedores ao aparecimento da degeneração macular. Pele clara e olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras são fatores que correspondem à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade.

Em 90% dos pacientes acometidos é observada a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa. Os 10% restantes apresentam a forma exsudativa (caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina (Membrana Neovascular Subretiniana). A forma exsudativa é a principal responsável pela devastadora perda visual central referida à degeneração macular.

Como Prevenir essa Doença?

A prevenção e o tratamento da DMRI são realizados por meio de vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção à DMRI. Como já mencionado, o tabagismo aumenta a incidência da Degeneração Macular, portanto deve ser evitado.

Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença. Em alguns casos é necessário a fotocoagulação por laser. Confira abaixo um exemplo de visão com Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), comparada à visão normal.

Fonte: Site CBO

Compartilhe

Veja Mais

Lentes de Contato

🌟 É extremamente importante que as lentes sejam descartadas dentro do prazo de validade, mesmo quando o seu uso não oferece incômodo algum ao usuário.

Retinopatia diabética

⚠ Entre as graves complicações do diabetes está a retinopatia diabética. A pessoa pode não perceber nenhum sintoma visual por vários anos, mas quando os

Visão em Primeiro Lugar

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a International Agency for Prevention Of Blindness (IAPB) disponibilizam aos médicos oftalmologistas e público geral, peças publicitárias para mídias