Operar é a única forma de tratar a Catarata. O procedimento consiste em substituir o Cristalino, lente natural do olho, devido ao envelhecimento, por outra artificial, chamada lente intraocular. A intervenção permite o restabelecimento da visão e consequente qualidade de vida.
O procedimento deve ser indicado e realizado por um médico oftalmologista devidamente capacitado, em bloco cirúrgico apropriado. A indicação será decorrente da avaliação médica.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA CATARATA?
A catarata é uma doença de evolução lenta e progressiva, sendo, atualmente, a principal causa de perda de visão no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.
PRINCIPAIS SINTOMAS
*Diminuição da visão; *Visão embaçada; *Aumento da sensibilidade à luz; *Alteração da visão das cores; *Alteração da cor do olho. Estes sintomas podem aparecer juntos ou separados, devendo ser avaliados por um médico oftalmologista para que seja feito o diagnóstico e o tratamento adequado possa ser estabelecido. Óculos e lentes de aumento podem aliviar os sintomas nas fases inicias, mas para corrigir definitivamente o problema, a única opção é a cirurgia.